Economia doméstica

Veja quais são os seus gastos confirmados para o começo de 2015

Juliana Gelatti

"

O ano recém começou e, mesmo antes que o novo calendário tenha substituído o antigo, na parede ou sobre a mesa, os prazos de pagamento de contas, impostos e outras despesas já estão rolando.

:: Confira um calendário com todas as contas a pagar em 2015

:: Como administrar bem as despesas neste ano novo 

Reajustes nos preços de bens de consumo também impactam no bolso do consumidor, e é necessário se preparar. Confira nesta página os principais gastos e se programe para não atrasar nada.

IPVA

Os prazos de pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) já estão correndo. O valor do tributo diminuiu, em média, 3,1% em relação ao pago em 2014.

Não é mais possível pagar o tributo com o desconto máximo, pois a data limite foi 2 de janeiro. Pagando até 30 de janeiro, o desconto é de 3%, até 27 de fevereiro, de 2% e até 31 de março, 1%. Conforme o número final da placa, o prazo final para quitar o imposto e dirigir com os documentos em dia vai de abril a julho.

IPTU

O Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de Santa Maria foi reajustado em 6,59% para 2015, segundo a variação da inflação no último ano. Mesmo que o recadastramento urbano já tenha começado, os novos dados não influenciam a conta do IPTU a ser pago em 2015.

Os carnês já começaram a ser distribuídos pelo Correio, mas o contribuinte pode pode imprimir o boleto no site da prefeitura. Para ter o desconto de 5%, o contribuinte deve pagar o tributo até 20 de janeiro, em cota única. Outra data é 10 de março, quando o pagamento em uma só parcela dá direito a 3% de desconto.

Quem pagou em dia o IPTU nos últimos anos também pode pagar menos em 2015. O Prêmio Adimplência dá 15% de abatimento para quem pagou o IPTU em cota única nos dois anos anteriores e 10% para os contribuintes que pagaram o tributo parceladamente no mesmo período. Também é possível parcelar o tributo em até 12 meses.

Taxa de coleta de lixo

A prefeitura de Santa Maria estuda mudar o cálculo da taxa de coleta de lixo, mas um eventual aumento não poderia ser aplicado em 2015.

Luz

Entrou em vigor em 1º de janeiro um novo sistema de bandeiras tarifárias da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). A cada mês é anunciada a bandeira vigente, conforme as condições de geração de energia.

Para janeiro, a bandeira vermelha está em vigor para quase todo o país. Segundo a Aneel, isso significará um acréscimo de R$ 3 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos no mês que vem. Além, é claro, do reajuste anual da tarifa que, para a AES Sul será em abril.

IPI de carros

O Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI) para carros sofreu aumento no primeiro dia do ano, retomando a chamada "alíquota cheia" do tributo. A variação das alíquotas depende do modelo. A estimativa é de que o reajuste no preço chegue a 4,5%. Mas as concessionárias prometem estoque de carros com desconto até fevereiro.

Salário mínimo nacional

O novo salário mínimo nacional com"

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Santa Maria terá termelétrica movida a biogás

Próximo

Novo impasse ameaça obras de esgoto do bairro Camobi

Economia